Educomunicação

A Educomunicação é uma oportunidade essencial para a promoção das mudanças necessárias e urgentes para a construção de sociedades sustentáveis. Os processos de Educomunicação visam transformar as relações de poder por meio da comunicação no sistema escolar, nas empresas, nas instâncias públicas e nas comunidades. O Ecoar em seus projetos e atividades, apoia e fortalece a criação de espaços e meios de interlocução democrática, aberta e critica, que possam trazer novas formas de encarar e interferir na realidade em que vivemos, assim como inventiva e apoia a criação de instrumentos comunicativos independentes como jornais, programas de rádio, sites, jogos, blogs e vídeos.

Um presente para o futuro_Morretes.JPG

Ecoviver - A Arte de viver e transformar o meio 

2013-2016

Financiamento: grupo Ecorodovias

Parceria: INDES

 

O projeto aconteceu em 22 cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Formou professores de escolas públicas em temas socioambientais contemporâneos, como água, energia, consumo sustentável, alimentação saudável para que eles os trabalhem em sala de aula. Foi disponibilizado aos professores a metodologia das Oficinas de Futuro, criada pelo Instituto Ecoar em 1994 e constantemente aprimorada. Por meio desta metodologia, as escolas elaboram projetos de intervenção e criam planos de ação que posteriormente são implementados nas escolas.

De olho no ambiente 

2006-2007

Patrocínio: Petrobras

A Petrobras em acordo com Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades desenvolveu o programa "De Olho no Ambiente" em 17 estados do Brasil, programa que teve como objetivo a elaboração de Agendas 21 Locais em mais de 350 comunidades. O Instituto Ecoar realizou o programa em suas fases 1 e 2 em duas localidades do litoral paulista. Com a montagem de tendas multiuso nas areias das praias foram realizadas diversas atividades como apresentações musicais de grupos tradicionais locais, maquetes, filmagens, entrevistas com banhistas, programa de rádio feito por adolescentes moradores, medição da poluição da água, aulas práticas de biologia. 

Voluntários, limpeza, praia