Educação Ambiental

A Educação Ambiental é um processo de construção permanente, de caráter interdisciplinar, crítico e ético que se inspira nos ideais democráticos e emancipatórios da Educação Popular e lhes acrescenta a dimensão ambiental. Busca fomentar a compreensão das relações sociedade e natureza como forma de construção de um outro olhar sobre a sociedade em que vivemos, sobre as relações entre os humanos e entre estes e as demais espécies. Constitui-se em fio condutor de todos os projetos e programas do Instituto Ecoar para o enfrentamento dos conflitos socioambientais de nosso modelo civilizatório.

goal-4761896_1280.jpg

Jogando pelo Meio Ambiente 

2012-2013

Patrocínio: Banco Cruzeiro do Sul

Parceria: Nova Estratégia Projetos com Causa

Beneficiários: Esporte Clube Corinthians e Esporte Clube Palmeiras

O projeto foi uma iniciativa inédita no futebol mundial. Além de neutralizar as emissões decorrentes da locomoção aérea e terrestre dos times envolvidos, o projeto plantou 100 árvores a cada jogo e a cada gol dos times, e mais 200 gols a cada pênalti defendido. Promoveu um amplo programa de educação ambiental, sensibilização e conscientização das torcidas, mantendo um site permanente com posts ambientais, quizz e outras informações, 04 programas semanais com temas socioambientais na TV Corinthians e várias outras ações de comunicação social nos estádios onde ocorrem os jogos.

Educação Ambiental para escolas sustentáveis

Curso a distância para professores e professoras da rede pública de ensino. Acompanha seis cartilhas ilustradas dedicadas ao ensino fundamental 1 e 2, com os seguintes temas: Biodiversidade: Consumo e Resíduos: Saúde e Saneamento; Esportes e Meio Ambiente; Alimentação Saudável; Água e Energia.

cartilhas.JPG
arvore dos sonhos sobre o muro das lamentações.JPG

Construindo Pilar do Futuro, ação participativa para Agenda 21

Construção do plano local de desenvolvimento sustentável e da Agenda 21 de Pilar do Sul-SP, com financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Meio Ambiente - Pensando o presente e construindo o futuro

2004-2005

Financiamento: Suzano Papel e Celulose

Sensibilizar lideranças locais e colaboradores da Companhia Suzano Papel e Celulose, para as questões socioambientais mais urgentes, que resultem em ações concretas de melhorias destes segmentos.

Planta de Retenção
Favelas

Programa de Educação Ambiental, Comunicação e Geração de Renda

1996

Financiador: Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Parceria: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo

Programa de Educação ambiental, comunicação social e geração de renda com comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental que viviam no entorno das obras do PROCAV, programa de canalização de córregos da prefeitura de SP, na cidade de São Paulo, nas zonas norte e leste do município, cerca de 4 milhões de pessoas. Neste projeto, foi criada a Agenda 21 do Pedaço que posteriormente transformou-se em uma metodologia de planejamento participativo lúdico que passou a ser utilizada por diferentes instituições públicas e privadas. Dentre elas citamos o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Educação, a Sabesp entre outros.  

Formação de Agentes Comunitários Ambientais

2003-2004

Financiamento: Unesco
Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo

O objetivo deste projeto foi a formação de 800 agentes comunitários ambientais, capacitados para interagir junto às comunidades, de forma integral no que se refere à cidadania plena estimulando práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Ao final do módulo os participantes elaboraram projetos viáveis privilegiando a melhoria da qualidade de vida local e a geração de renda.

Soup Kitchen