O Instituto Ecoar trabalha a partir de projetos e programas que visam a sustentabilidade para todos e todas. Desde 2021, executa projetos na linha entre os territórios do Brasil e Uruguai com a participação de uma equipe multidisciplinar.
Foto: Dr. José Vicente de Freitas, que atua no projeto entre o Rio Grande do Sul (Brasil) e territórios no Uruguai
O Sistema de Interligação de Transmissão Brasil/Uruguai é um empreendimento sob responsabilidade da ELETROBRAS – CGT Eletrosul, que conecta Candiota e Aceguá (Brasil -Uruguai), com 60 km de extensão no lado brasileiro.
É nesse contexto que está inserida a equipe do Instituto Ecoar, que visa atender o conjunto de condicionantes socioambientais para manutenção da LT dentro da abrangência dos seus territórios.
O trabalho teve início com a execução do Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSAP). Esse é um instrumento de mapeamento, conhecimento e levantamento de indicadores para interpretar e apresentar proposições junto aos diferentes grupos sociais e agentes públicos da escala territorial.
Após a realização do DSAP, foi criado o Programa de Edução Ambiental e Programa de Comunicação Social junto às cidades de Candiota, Hulha Negra e Aceguá, municípios de abrangência da LT. Os programas foram desenvolvidos nas localidades mapeadas pelo DSAP ao longo de seis meses entre 2023 e 2024.
Assim, foram criadas estruturas de acompanhamento socioambiental das propriedades que possuem interação com a LT de forma direta e indireta. Essas atendiam demandas ligadas ao fomento de lideranças locais, formações com a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para docentes das redes municipais, além de mediações socioambientais ligadas à busca de políticas públicas que busquem qualificar a vida no território.
Esse é um dos projetos do ano para o Instituto Ecoar! Fique por dentro de todas as novidades do Instituto acompanhando pelas redes sociais.
Comments