top of page

Plantio de mudas frutíferas em Pedras Altas-RS


Foto: Comunicação Prefeitura de Pedras Altas-RS


No Rio Grande do Sul, o Instituto Ecoar atua em atividades socioambientais nos municípios de Candiota, Pedras Altas e Hulha Negra. O EcoÂmbar, da Âmbar Energia, desenvolve Programas de Educação Ambiental, Comunicação e Saúde. Nesta semana, o Programa de Educação Ambiental realizou atividades formativas associadas ao mês do meio ambiente no município de Pedras Altas (RS), localizado no Pampa gaúcho. 


Em parceria com a prefeitura da cidade, através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, o grupo de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais participou da palestra “Nossas praças – preservando e transformando o ambiente”, que abordou o atual cenário das mudanças do clima no cotidiano, a importância em criarmos espaços que possam amenizar esses impactos e a importância de iniciarmos uma apropriação do tema ambiental a partir de gestos concretos junto aos espaços em que vivemos. 


Nesse sentido, os estudantes realizaram o plantio de 17 mudas ao redor do Complexo Esportivo Waldemar Fernandes. Em grupos, foram plantadas mudas de goiaba, cerejeira, araçá, Ipê da Serra, limão siciliano, abacate, pitanga e amora. Esse momento foi encerrado com o compartilhamento da responsabilidade em manter o cuidado com essas mudas, quando todos precisam se comprometer com a manutenção desse espaço. 


No turno tarde, dessa vez com um grupo de alunos/as dos Anos Iniciais, foi realizada uma formação que trouxe os mesmos temas socioambientais alusivos ao mês do meio ambiente, ressaltando, sobretudo, a importância em agirmos de forma sustentável nos nossos próprios espaços de convivência, especialmente na relação com a cidade em que eles vivem.  Assim, foi solicitado que os/as estudantes escrevessem mensagens a serem fixadas no município de Pedras Altas, motivando um próximo encontro para dar seguimento nesse processo continuado de parceria com a escola. O resultado você confere em algumas dessas mensagens: 


“Oi, por que ao invés de poluir, não limpa?
Por que ao invés de cortar, não planta?
Você come a fruta e depois joga no lixo. Sério? Por que não cuida?” (José Lorenzo Pereira)

“Tenha respeito e não faça nada de ruim pra nossa cidade” (Izabelly Oliveira)

Fotos: Prefeitura de Pedras Altas-RS e equipe do projeto EcoÂmbar


Essas atividades fazem parte do projeto continuado “Pedras Altas, a nossa cidade!”, desenvolvido pelo EcoÂmbar no contexto do licenciamento da Usina Termelétrica Candiota III -  Fase C, adquirida pelo grupo Âmbar Energia no ano de 2023.  Os/as educadores/as ambientais do EcoÂmbar atuam na região desenvolvendo projetos socioambientais no contexto urbano e rural. Com isso, o Instituo Ecoar reforça a sua presença no Pampa gaúcho, com diversas atividades que refletem e criam horizontes para um novo caminho a ser construído por todos/as, reforçando os laços comunitários a partir de atitudes sustentáveis.


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page