Marina Fagundes
Na última quinta-feira (11), o Programa de Saúde EcoÂmbar, da Usina Termelétrica Candiota III, operada pela Âmbar Sul Energia, promoveu uma palestra sobre cuidados e prevenção à gravidez na adolescência em Hulha Negra/RS, área de influência da usina. A atividade foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Hulha Negra, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que sediou a palestra. EcoÂmbar é um dos projetos nos quais o Instituto Ecoar marca presença na região.

Foto: Marina Fagundes
Direcionada a alunos/as do 6º ao 9º ano, a ação reuniu aproximadamente 250 estudantes das escolas municipais Auta Gomes e Monteiro Lobato e da escola estadual Dalva Conceição Medeiros. O Programa de Saúde EcoÂmbar visa popularizar informações sobre saúde, discutindo questões preventivas que alcancem tanto os/as trabalhadores/as da usina quanto a população dos municípios do entorno. Entre suas atividades estão palestras, grupos de diálogo sobre cuidados à saúde, além do oferecimento de serviços básicos de saúde.
Nesta ocasião, a palestra conduzida por Gabriela Piotrowicz focou na gravidez na adolescência, enfatizando o autoconhecimento do corpo dos meninos e meninas, formas de prevenção e os riscos à saúde associados ao não uso do preservativo, como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a importância do evento é evidente: “Temos muitas adolescentes grávidas no município. A prevenção é crucial, pois muitas famílias não abordam esse tema em casa”, comentou.
Elisete ressaltou que a interação dos/as estudantes durante a palestra demonstra a necessidade de informações para a prevenção à gravidez precoce. “Durante a palestra, a equipe EcoÂmbar recebeu muitas perguntas, pois os/as jovens não têm esse conhecimento”. Ela também destacou a importância da parceria entre o CRAS Hulha Negra e o EcoÂmbar: “Trabalhamos com recursos limitados e essas oportunidades são essenciais para a comunidade”.
O EcoÂmbar continua cumprindo seu papel como aliado na promoção de saúde e bem-estar na região, fortalecendo parcerias e oferecendo oportunidades socioeducativas para a população da área de influência da UTE Candiota III, como medida de mitigação associada ao licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.
Fotos: Marina Fagundes
Comments