Recursos Hídricos, Resíduos e Clima

Possibilitar a reflexão de como a Educação Ambiental participativa contribui para a implementação da gestão integrada de Recursos Hídricos e para difundir a percepção do relevante valor socioambiental da água faz parte da missão do Instituto Ecoar. Trabalhamos com a intenção de manter o funcionamento permanente de uma rede de troca de experiências socioambientais em Gestão Integrada de Recursos Hídricos que promova o desenvolvimento continuado de processos de aprendizagem e intercâmbio de saberes (conhecimentos) e cuidados (boas práticas) socioambientais relacionados à água.

 

Participamos ativamente da instâncias democráticas de gestão dos recursos hídricos como os Comitês de Bacias Hidrográficas, como forma de defender a luta histórica da sociedade civil pela democratização da gestão da água e seu reconhecimento como bem comum e direito humano.

news_interna_Lago003.jpg

Construindo capacidade na sociedade civil para a gestão de Bacias Hidrográficas - Bacias Irmãs

Financiamento: CIDA – Cooperação Canadense para o Desenvolvimento

Parcerias: Universidade de York-Canada e Universidade de São Paulo - campi Butantã e Piracicaba

Projeto desenvolvido por 06 anos pelo ECOAR em parceria com a Universidade de York, em Toronto, Canadá e a Universidade de São Paulo, com o objetivo de formar capacidade de gestão da água nas comunidades de 03 bacias universitárias, a bacia do Pirajussara, que corta o campus da USP na capital paulista; a bacia do Piracicamirim que corta o campus da ESALQ-USP em Piracicaba e a do Black Creek que atravessa ao campus da York em Toronto. O projeto envolveu o intercâmbio de estudantes de pós-graduação do Brasil e do Canadá, assim como a criação de materiais pedagógicos inovadores.

Lixo Menos é Mais

2010-2018

Minimização e Destinação Responsável de Resíduos para as Unidades Operacionais do SESC - São Paulo

Financiador: SESCSP 

Diagnóstico das condições de geração, armazenamento, transporte e destinação dos resíduos gerados em todas as atividades do SESC e implantação do Programa, incluindo encontros de formação com todos os servidores e terceiros, em todas as Unidades Operacionais do Sesc no estado de São Paulo, totalizando 89 turmas ao todo. Os encontros apresentaram, de forma didática e interativa, os resultados do diagnóstico, os conceitos do Programa e as novas rotinas a serem implantadas.

Imagem Lixo menos é mais.jpg
copa do mundo.jpg

Gestão de resíduos na Copa do Mundo - 2014

Parceria: Prefeitura de São Paulo - AMLURB

Coopercaps - Cooperativa de Trabalho e Produção, Coleta, Triagem, Beneficiamento e Comercialização de Materiais Recicláveis 

Em parceria com a AMLURB - Agência Municipal de Limpeza Urbana do município de São Paulo - promoveram a contratação de 127 catadores de materiais recicláveis das cooperativas da cidade para coletar e separar os resíduos em seis locais onde aconteceram os eventos denominados FanFest durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Os catadores foram capacitados  e receberam pagamento diário pelos serviços prestados durante 25 dias, além de alimentação, transporte, uniformes e EPIs. 

Cultivando Água Boa

2005-2015

Programa de gestão de bacias mais premiado do mundo, o CAB recebeu em 2015 o Prêmio da ONU. O Instituto Ecoar acompanha o CAB desde o período de sua gestação. Colaborou com o programa em diversas ocasiões, ministrando cursos, palestras, participando das reflexões e debates, mas, sem sombra de dúvida, as contribuições mais importantes foram a adoção pelo CAB da metodologia criada pelo Ecoar em 1996, a Oficina de Futuro e a assimilação do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global – do qual os fundadores do Ecoar são autores – como um dos documentos globais que ancoram o CAB.

20161027_135046.jpg
ecoar.jpg

Consultoria para capacitação de grupo de catadores de materiais recicláveis -2008

Financiamento: PNUD

Este projeto foi realizado com o apoio da Caixa Econômica Federal e chancela do PNUD, novembro e dezembro de 2008. Foram capacitados 180 catadores de 8 Cooperativas na cidade de São Paulo. O objetivo primeiro foi o fortalecimento das relações humanas e da autoestima dos catadores. Além de capacitação técnica e de gerenciamento voltados para a regularização jurídica dos grupos. 

Movimento Janaína Alves 

2018

Financiamento: Prefeitura Municipal de Itapeva.

Projeto concebido e liderado pelo Ecoar, com participação de diversas instituições da sociedade civil e da igreja, com objetivo de proporcionar, por meio de formação e de novos arranjos produtivos, condições de trabalho e renda para as famílias de catadores, quase todas mulheres chefes de família que há 4 gerações viviam do lixão da cidade, fechado em ação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, em cumprimento a PNRS. 

Garbage Factory
PEV refomado 03 02 20 (1).jpg

Projeto Logística Reversa 

2012-2018

O Instituto Ecoar, no âmbito do projeto Logística Reversa da Camil, instalou no Supermercado Pedroso em Cotia-SP, e no ano de 2013, 01 PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para receber resíduos recicláveis dos clientes e do entorno do comércio e direcioná-los à cooperativa de reciclagem Coopernova Cotia Recicla.  O programa além do PEV inclui ações de Educação Ambiental e Educomunicação com os clientes do mercado e comunidades do entorno, além do corpo funcional da Camil e do Supermercado Pedroso.