Projetos

Gestão Ambiental e ESG

Muitas empresas brasileiras, privadas e públicas, ainda não estão alinhadas com outros países no que se refere a práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) que tem guiado investimentos na Europa, América do Norte e mesmo na Ásia. Investidores pessoais e fundos de investimento cada vez mais escrutinam o comprometimento das empresas com metas concretas, transparentes e mensuráveis de gestão de seus impactos ambientais, de suas políticas de contratação e relacionamento, de sua atuação junto às comunidades e a sociedade em geral.

 

O Instituto Ecoar, que há 30 anos atua no campo da gestão socioambiental, vem contribuindo para realizar o diagnóstico de industrias, portos, centros de distribuição, estabelecimentos comerciais, escritórios, serviços de diversos tipos, propor  e gerenciar novas práticas que conduzam as empresas a obter uma melhor performance em ESG e, assim, incrementar sua reputação e atrair investimentos.

48203bb1-shutterstock-124714042.jpg

Programa de Educação para a Bacia de Campos
2006-2007

Financiador: Petrobras-Gerência da Bacia de Campos

2006-2007

Programa realizado em 15 municípios da Bacia Sedimentar de Campos, RJ, para a Petrobras com o objetivo de mapear as situações de conflito socioambiental da ampla área de influência da Un- BC, assim como identificar os atores sociais de maior relevância, as organizações da sociedade civil que lá atuam, reconhecer iniciativas e projetos governamentais, ouvir as comunidades pesqueiras, diagnosticar seus problemas e propor alternativas de solução. Para tanto o ECOAR desenvolveu um minucioso levantamento cartográfico socioambiental que servirá de base para todas os projetos de intervenção da empresa na Bacia.

Fomento à Cultura de Sustentabilidade no Centro de Pesquisas da Petrobrás
2004-2007

Financiador: Petrobras

Programa com objetivo de deflagrar e manter o processo de construção de uma cultura de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável na empresa a partir do grupo envolvido no processo. Definir como o grupo pode exercer estes papéis contribuindo para que as mudanças acontecessem de forma harmônica e desenvolver a capacidade da empresa, como instituição, de absorver a necessidade de mudança e a mudança em si.

cenpes-620x284.jpg
668.jpg

Projeto de Educação Ambiental do Porto RS

Programa de Educação Ambiental firmado a partir de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande-FURG e Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). A equipe de trabalho, em conformidade com legislação vigente (Portaria SEP 104/2009 IN 02/2012), possui caráter multidisciplinar, abrangendo uma série de áreas do conhecimento que atuam junto à gestão ambiental portuária da Superintendência do Porto do Rio Grande.