top of page
219679.jpg

O Ecoar

OSCIP atuando desde 1992 na criação e implementação de projetos e programas que visam a contribuir para a construção de sociedades sustentáveis

O Instituto Ecoar para Cidadania é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) credenciada e auditada pelo Ministério da Justiça, fundada em 1992 e sediada na capital paulista. Há 29 anos o Ecoar atua na criação e implementação de projetos e programas que visam contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, equitativas e solidárias, para a conservação, remediação e recuperação ambiental, por meio da educação e da gestão ambiental de qualidade. 

 

Em busca do cumprimento desta missão, o Ecoar trabalha em territórios de sensibilidade ambiental e com comunidades em situação de vulnerabilidade cultural, social, econômica e ambiental em todas as regiões do país. Nestes 29 anos, já realizou em mais de 180 projetos e programas e, em todas as atividades, produziu materiais instrucionais, de comunicação e paradidáticos para as empresas, órgãos públicos e comunidades foco de seus trabalhos.

 

Outra importante área de atuação do Ecoar está alicerçada em processos formativos, de qualidade, para todos os participantes dos projetos, programas e ações da entidade, uma vez que entendemos ser a educação e a cultura os meios mais eficazes e completos para que a sociedade possa se preparar e se aperfeiçoar para uma atuação socioambiental sustentável.


Remoção de Lixo
Mulheres trabalhando

O Ecoar foi fundado por acadêmicos e estudiosos de formação diversificada, e até hoje busca manter em sua formação, cientistas de diversas áreas, educadores ambientais, promotores culturais, historiadores, pedagogos, geógrafos, economistas, psicólogos, físicos entre outros, por entender que as questões da contemporaneidade requerem diferentes saberes e fazeres para serem compreendidas e enfrentadas.

 

Um dos criadores do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento referência para educadores e educadoras em todo o mundo, o Ecoar vem aprofundando pesquisas e estudos em práticas de educação para o desenvolvimento sustentável que promovam a disseminação de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades  colaborando para a sobrevivência de todas as espécies e sistemas naturais do planeta, para a equidade social e emancipação humana. 

 

Atua em regiões metropolitanas, periurbanas e rurais, elabora e implementa programas de gestão participativa de bacias hidrográficas, minimização e gerenciamento de resíduos, cursos de capacitação em geração de trabalho e renda ambientalmente corretos e socialmente justos, elaboração de Agenda 21 local, criação e animação de redes, projetos de clima, de recuperação da biodiversidade, de formação de cooperativas de resíduos, de restauro ambiental entre outros.

 

Portfólio 

bottom of page