Projetos

A atuação do Ecoar está alicerçada em processos formativos, de qualidade, para todos os participantes dos projetos, programas e ações da entidade, uma vez que entendemos ser a educação e a cultura os meios mais eficazes e completos para que a sociedade possa se preparar e se aperfeiçoar para uma atuação socioambiental sustentável.

Educação Ambiental

A Educação Ambiental é um processo de construção permanente, de caráter interdisciplinar, crítico e ético que se inspira nos ideais democráticos e emancipatórios da Educação Popular e lhes acrescenta a dimensão ambiental. Busca fomentar a compreensão das relações sociedade e natureza como forma de construção de um outro olhar sobre a sociedade em que vivemos, sobre as relações entre os humanos e entre estes e as demais espécies. Constitui-se em fio condutor de todos os projetos e programas do Instituto Ecoar para o enfrentamento dos conflitos socioambientais de nosso modelo civilizatório.

Viagem de campo na natureza
Análise de gráficos

Gestão Ambiental e ESG

Muitos empresas brasileiras, privadas e públicas, ainda não estão alinhadas com outros países no que se refere a práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) que tem guiado investimentos na Europa, América do Norte e mesmo na Ásia.
Investidores pessoais e fundos de investimento cada vez mais escrutinam o comprometimento das empresas com metas concretas, transparentes e mensuráveis de gestão de seus impactos ambientais, de suas políticas de contratação e relacionamento, de sua atuação junto às comunidades e a sociedade em geral. O Instituto Ecoar, que há 30 anos atua no campo da gestão socioambiental, vem contribuindo para realizar o diagnóstico de industrias, centros de distribuição, estabelecimentos comerciais, escritórios, serviços de diversos
tipos, propor e gerenciar novas práticas que conduzam as empresas a obter uma melhor performance em ESG e, assim, incrementar sua reputação e atrair investimentos.

Economia Colaborativa e Empreendedorismo

Em uma sociedade baseada na cultura de consumo e desperdício e do individualismo, as condições de geração de bons empregos e renda digna se tornam cada vez mais precarizadas e insustentáveis. O Instituto Ecoar trabalha no sentido de contribuir para a promoção do direito de viver e produzir de forma associativa e sustentável. Trata-se de fomentar e apoiar o trabalho coletivo, a autogestão, a solidariedade e associação na produção de bens e serviços como meio de garantir sobrevivência digna às famílias, conservação de bens naturais e o cultivo de práticas sustentáveis.

IMG-20211029-WA0006.jpg
Oceano

Recursos Hídricos, Resíduos e Clima

Possibilitar a reflexão de como a Educação Ambiental participativa contribui para a implementação da gestão integrada de Recursos Hídricos e para difundir a percepção
do relevante valor socioambiental da água faz parte da missão do Instituto Ecoar. Trabalhamos com a intenção de manter o funcionamento permanente de uma rede de troca de experiências socioambientais em Gestão Integrada de Recursos Hídricos que promova o desenvolvimento continuado de processos de aprendizagem e intercâmbio de saberes (conhecimentos) e cuidados (boas práticas) socioambientais relacionados à água.

 

Participamos ativamente da instâncias democráticas de gestão dos recursos hídricos como os Comitês de Bacias Hidrográficas, como forma de defender a luta histórica da sociedade civil pela democratização da gestão da água e seu reconhecimento como bem comum e direito humano.

Educomunicação

A Educomunicação é uma oportunidade essencial para a promoção das mudanças necessárias e urgentes para a construção de sociedades sustentáveis. Os processos de Educomunicação visam transformar as relações de poder por meio da comunicação no sistema escolar, nas empresas, nas instâncias públicas e nas comunidades. O Ecoar em seus projetos e atividades apoia e fortalece a criação de espaços e meios de interlocução democrática, aberta e critica, que possam trazer novas formas de encarar e interferir na realidade em que vivemos, assim como inventiva e apoia a criação de instrumentos comunicativos independentes como jornais, programas de rádio, sites, jogos, blogs e vídeos.

Blogging vídeo