top of page

UFRR concede título de "Doutor Honoris Causa" para Davi Kopenawa, xamã e principal líder Yanomami



De acordo com o site da própria Universidade Federal de Roraima (UFRR), o líder xamã indígena Davi Kopenawa "recebeu na última sexta-feira, 5, a aprovação do Conselho Universitário da Universidade Federal de Roraima (CUNI/UFRR) para ser agraciado com a máxima distinção acadêmica concedida pela instituição, o título de Doutor Honoris Causa. A titulação foi concedida por sua liderança e contribuição na luta pelos direitos indígenas, reconhecidas tanto nacional como internacionalmente."


Segundo a Folha BV, essa é a segunda instituição de ensino superior a fazer isso. Pois em maio, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também aprovou o título à Kopenawa. Até então, o ativista nunca havia sido reconhecido com títulos do gênero.


"Eu gostaria que os brancos escutassem nossas palavras e pudessem sonhar eles mesmos com tudo isso, porque, se os cantos dos xamãs deixarem de ser ouvidos na floresta, eles não serão mais poupados do que nós" diz Davi Kopenawa em A Queda do Céu – Palavras de um xamã yanomami.


Davi Kopenawa é um líder político Yanomami, escritor e xamã. Também é vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais e presidente da Hutukara Associação Yanomami, uma entidade indígena de ajuda mútua e etnodesenvolvimento.


22 visualizações0 comentário
bottom of page