
No dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, tendo como objetivo chamar a atenção da população para a importância do cuidado e preservação do meio ambiente.
A data escolhida foi por conta da Conferência de Estocolmo (ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano) organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que aconteceu entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, na capital da Suécia.
Esse foi o primeiro evento feito para discutir questões ambientais de maneira global e teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água; debater soluções para reduzir os desastres naturais; reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem; elaborar as bases do desenvolvimento sustentável; limitar a utilização de pesticidas na agricultura; entre outros.
A Conferência de Estocolmo contou com representantes de 113 países, entre eles o Brasil, e com 400 organizações governamentais e não-governamentais. Os países em desenvolvimento não concordaram com as metas de redução das atividades industriais, por medo de comprometer a economia. Já os países desenvolvidos defenderam a preservação. O Brasil defendeu o uso dos recursos naturais a qualquer custo, sem se importar com a preservação ambiental. José Costa Cavalcanti, Ministro do Interior e chefe da delegação brasileira durante o evento, declarou: "Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde."
Saiba mais sobre a Conferência de Estocolmo nesse conteúdo do site Toda Matéria.
A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente aborda um tema de grande relevância para o planeta e levanta discussões importantes sobre o assunto. Além disso, ações são criadas para reduzir ou até mesmo eliminar o problema ambiental tratado. O evento deste ano terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma Só Terra”, com foco na "vida sustentável em harmonia com a natureza".
Mas nós realmente temos o que comemorar? Muita coisa ainda precisa ser feita. Aqui vão algumas dicas retiradas do site Prepara Enem de atitudes simples que podem ser tomadas pela população:
- Economize água e energia;
- Não desperdice alimentos;
- Não compre nem venda animais silvestres;
- Respeite os períodos de proibição de pesca;
- Não maltrate os animais;
- Proteja nossos recursos hídricos e áreas nativas;
- Evite utilizar o carro constantemente;
- Não compre o que você não precisa;
- Recicle;
- Reaproveite;
- Reduza o consumo de materiais descartáveis;
- Jogue lixo apenas nos locais destinados para essa finalidade;
- Não contribua com a poluição visual e sonora;
- Evite o uso de agrotóxicos;
- Ensine outras pessoas sobre formas de preservar o meio ambiente.
O dia 5 de junho deve servir como um alerta para toda a sociedade, lembrando que os recursos naturais não são inesgotáveis e que precisamos ter cuidado com a Terra. E então, finalmente, podemos comemorar de fato.