Dia Mundial do Meio Ambiente - Temos o que comemorar?


No dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, tendo como objetivo chamar a atenção da população para a importância do cuidado e preservação do meio ambiente.


A data escolhida foi por conta da Conferência de Estocolmo (ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano) organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que aconteceu entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, na capital da Suécia.


Esse foi o primeiro evento feito para discutir questões ambientais de maneira global e teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água; debater soluções para reduzir os desastres naturais; reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem; elaborar as bases do desenvolvimento sustentável; limitar a utilização de pesticidas na agricultura; entre outros.


A Conferência de Estocolmo contou com representantes de 113 países, entre eles o Brasil, e com 400 organizações governamentais e não-governamentais. Os países em desenvolvimento não concordaram com as metas de redução das atividades industriais, por medo de comprometer a economia. Já os países desenvolvidos defenderam a preservação. O Brasil defendeu o uso dos recursos naturais a qualquer custo, sem se importar com a preservação ambiental. José Costa Cavalcanti, Ministro do Interior e chefe da delegação brasileira durante o evento, declarou: "Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde."


Saiba mais sobre a Conferência de Estocolmo nesse conteúdo do site Toda Matéria.


A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente aborda um tema de grande relevância para o planeta e levanta discussões importantes sobre o assunto. Além disso, ações são criadas para reduzir ou até mesmo eliminar o problema ambiental tratado. O evento deste ano terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma Só Terra”, com foco na "vida sustentável em harmonia com a natureza".


Mas nós realmente temos o que comemorar? Muita coisa ainda precisa ser feita. Aqui vão algumas dicas retiradas do site Prepara Enem de atitudes simples que podem ser tomadas pela população:


- Economize água e energia;

- Não desperdice alimentos;

- Não compre nem venda animais silvestres;

- Respeite os períodos de proibição de pesca;

- Não maltrate os animais;

- Proteja nossos recursos hídricos e áreas nativas;

- Evite utilizar o carro constantemente;

- Não compre o que você não precisa;

- Recicle;

- Reaproveite;

- Reduza o consumo de materiais descartáveis;

- Jogue lixo apenas nos locais destinados para essa finalidade;

- Não contribua com a poluição visual e sonora;

- Evite o uso de agrotóxicos;

- Ensine outras pessoas sobre formas de preservar o meio ambiente.


O dia 5 de junho deve servir como um alerta para toda a sociedade, lembrando que os recursos naturais não são inesgotáveis e que precisamos ter cuidado com a Terra. E então, finalmente, podemos comemorar de fato.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo