top of page

Prêmio ANTAQ 2022

Atualizado: 31 de mai. de 2023


É com muita alegria que compartilhamos a notícia de que a Portos RS recebeu, ontem (10), em Brasília, o Prêmio ANTAQ 2022 por estar entre as três melhores na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA, onde se desenvolve o Projeto de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande-ProEA, uma parceria entre o Porto rio-grandino com o Instituto Ecoar.


O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade e, nesta edição, considerou as iniciativas mais inovadoras que estivessem voltadas a governança socioambiental, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços, servindo de referência para outros empreendimentos. Além disso, foi um grande diferencial, também, que o ProEA seja uma iniciativa que visa ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem realize a introdução de critérios ESG (environmental, social and governance).


O ProEA é coordenado pelo prof. dr. José Vicente de Freitas, que dirige uma equipe multidisciplinar composta por historiadores/as, pedagogos/as, gestores/as ambientais e outros/as.


E é a partir dessa integração que a EA se desenvolve na beira do cais, nos setores administrativos e nas comunidades do entorno, buscando diálogo coerente com cada público. A partir da metodologia reflexão-ação-reflexão, a percepção ecossistêmica dessas populações são avaliadas e, com muita criatividade e inovação, as atividades são organizadas segundo as diretrizes legais (Licença de Operação, Plano de Educação Ambiental, normativas Conama e pareceres IBAMA) e em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS/ONU.


Nós conversamos com o historiador e educador ambiental Felipe Nóbrega, integrante da equipe ProEA que nos explicou como a EA se desenvolve na gestão portuária. Confira!





42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page