top of page

Você conhece o termo Ilhas de Calor?



Em uma cidade grande como São Paulo cujas regiões são tão diferentes entre si, ocorre com frequência um fenômeno que provoca as chamadas ilhas de calor.

Em bairros densamente urbanizados e impermeabilizados, com pouquíssima ou nenhuma área verde, a temperatura pode ser 5 graus, em média, mais alta do que em regiões mais arborizadas.


Grande quantidade de asfalto, concreto, paredes, telhas, concentração de edifícios, poluição atmosférica, veículos a combustão, impedem a circulação dos ventos, absorvem em até 98% a radiação solar, reduzem a evaporação, causando o aquecimento da atmosfera (efeito estufa).


Quanto mais quente uma região é, mais ela atrai um grande volume de chuvas que ao cair, e não ter como ser absorvida, provoca enchentes e alagamentos.


As ilhas de calor não causam prejuízos apenas para as regiões onde ocorrem. Ao atrair para si as chuvas, elas diminuem a possiblidade que ela ocorra nos locais mais arborizados como os mananciais que abastecem a cidade colaborando para escassez hídrica.


Para combater as ilhas de calor é fundamental o plantio de árvores, grama, arbustos, a manutenção dos parques e áreas verdes já existentes, assim como a expansão de áreas permeáveis e a redução do uso de veículos a combustão.


O Futurando, serviço público de televisão, comenta sobre este assunto em sua primeira matéria, dá uma olhada:




O que podemos fazer para melhorar o microclima em nossa cidade?


Plantar em todo e qualquer espaço possível. Permeabilizar as áreas de sua casa, sua rua. Que tal quebrar parte da calçada ou do pátio e plantar grama ou plantas de menor porte?

Usar menos carros, caminhando sempre que possível, dando preferência ao uso de bicicletas, metros, trens e ônibus; plantar telhados verdes para refrescar sua casa e tornar a temperatura mais agradável e absorver água da chuva.


Árvores, arbustos, grama absorvem a radiação solar e a água da chuva contribuindo para a diminuição da poluição, do calor e das enchentes.


Vamos começar a repensar as cidades!


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page