top of page

Você sabe o que é ESG?


Crédito da imagem: SKT Insight


ESG é uma sigla que significa Environmental, Social and Corporate Governance (ambiente, social e governança empresarial). Trata-se de critérios e indicadores de práticas que devem ser adotados pelas empresas para cumprirem sua responsabilidade socioambiental com o ecossistema, as comunidades e comportamento ético em toda sua cadeia de atuação.

Dada a emergência climática e os riscos inerentes que ela pode causar à infraestrutura construída, à produção de alimentos, ao setor elétrico, de mineração e a todas atividades produtivas, os/as investidores/as passaram a ser bastante cautelosos/as quanto a escolha de empresas para investir.

O ESG funciona como uma métrica que avalia o desempenho das empresas em diferentes áreas:

E - O comportamento das empresas em relação às suas emissões de GEE, descarte e tratamento de resíduos e efluentes, controle da poluição por produtos químicos, precisam seguir os padrões de sustentabilidade ambiental defendidos pelas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU)
S - O relacionamento das empresas com seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em que se insere deve ser claro, transparente, ético e solidário. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno de suas instalações. Zelar pela saúde e segurança de seus funcionários, criar e manter políticas de inclusão de mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, são comportamentos que tornam os perfis das empresas mais fortes para a captação de investimentos fidelização de clientes.
G - Refere-se à política empresarial da empresa desde o pagamento correto de tributos, a escolha da política de remuneração de seu corpo funcional, respeito aos direitos dos acionistas, empregados, fornecedores e consumidores e, acima de tudo, transparência e ética nos negócios e nas relações com órgãos públicos até praticas para evitar e combater a corrupção.

Os/as investidores/as globais têm aumentado substancialmente seus investimentos em empresas com bons indicadores ESG, o que as estimula a estar cada vez mais alinhadas com os critérios de sustentabilidade.

Embora o Brasil ainda esteja engatinhando neste processo, alguns bancos já se recusam a financiar empresas que não estejam comprometidas com a preservação da Floresta Amazônica. Outro foco dos/as investidores/as em nosso país é a questão da corrupção para que não sejam surpreendidos/as com denúncias e escândalos envolvendo as empresas nas quais investem.

A inteligência de dados ESG será fundamental para a estratégia de negócios para as empresas que pretendem sobreviver e crescer nesta década. A descarbonização da economia deve gerar muitas oportunidades de novos negócios, nos quais as metas ESG serão foco de maior análise.

Empresas do setor elétrico, que sofrem diretamente os efeitos das mudanças climáticas, têm atuado fortemente para combater as emissões e procurar práticas mais sustentáveis, porém, no Brasil, grande parte do agronegócio ainda não se deu conta do impacto que a crise climática traz à sua atividade e ainda insiste em práticas nocivas ao meio ambiente, à sociedade e ao país.

No entanto, em breve terão que se adaptar e adotar o ESG que será a norma no futuro dos investimentos já que os bancos de desenvolvimento e bancos privados já os adotam na liberação de créditos e serão pré-requisitos à exportação.

Os consumidores em países mais desenvolvidos, quando fazem sua opção de compra, já valorizam, além do preço e da qualidade, o impacto positivo gerado na sociedade pelas empresas das quais compram produtos ou serviços.

Quanto mais evoluídas forem as práticas ESG de uma empresa, mais ela contribui para a preservação e recuperação ambiental, para a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades de relacionamento e para práticas éticas e sustentáveis, beneficiando toda a sociedade.

O instituto Ecoar conta com um corpo de profissionais capacitados/as para ajudar as empresas a adotar as melhores práticas de ESG, de acordo com as mais avançadas métricas internacionais. Quer se manter informado/a sobre o assunto? Nos acompanhe!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page