Série mergulha no rio Tapajós e aborda mudanças climáticas



Muitas vezes, aqueles/as que vivem em outras regiões do país desconhecem os problemas e as maravilhas de outros locais do Brasil. Pior ainda, ignora que o que acontece em outros locais pode afetar não somente outros territórios brasileiros como todo o planeta! Hoje, trazemos a sugestão de uma série lançada pelo YouTube para você conhecer esse encanto, que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e deságua no Rio Amazonas, e entender porque devemos estar sempre atentos/as e vigilantes para cuidar da nossa casa para além de nossos muros.


"O som do rio" é um verdadeiro mergulho na companhia da ativista indígena Val Munduruku e a cantora Maria Gadu, além de outros/as convidados/as como o cantor Lenine. Tratam-se de quatro episódios produzidos pela Maria Farinha Filmes, dirigidos por Carol Quintanilha, em que você poderá descobrir essa região e muitas das causas indígenas que alguns/mas de nós vemos somente pelo noticiário!


Todos os episódios já se encontram no canal do YouTube. No percurso, personalidades são convidadas a se desconectarem da vida na cidade e embarcarem numa jornada de transformação. Para explicar o impacto que isso tem na vida de quem está longe da Amazônia, o youtuber Felipe Castanhari apresenta também alguns conceitos relacionados as mudanças climáticas.

Por isso, além de ser um entretenimento bastante interessante, a produção pode ser também utilizada com objetivos pedagógicos. Para os/as educadores/as que gostariam de levar para a sua sala de aula, vale mostrar que a série documental pode ser relacionada a cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS: 10 - Redução das Desigualdades, 13- Ação contra a mudança global do clima, 14 - Vida na água, 15 - Vida Terrestre e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.


Abaixo o trailer. A série completa você assiste clicando aqui.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo